Mês do Imperador – Akira Kurosawa: Anatomia do Medo (1955)

i_live_in_fear

O maior trauma japônes do século 20 — a bomba atômica — ainda era ferida aberta quando Kurosawa filmou Anatomia do Medo, em 1955. Uma década não fora tempo suficiente para superar a destruição de Hiroshima e Nagasaki, ainda mais com a Guerra Fria e a corrida armamentista de Estados Unidos e União Soviética em pleno andamento. Em meio a um mundo em ebulição, a paranoia se transformou em legítima manifestação popular.

Kiichi Nakajima (Toshirô Mifune sob pesada maquiagem), homem às portas da velhice, vive em um mundo próprio, no qual o medo de um novo ataque nuclear contra seu país o isola das pessoas ao redor. Sua vida se resume a estudar o perigo atômico: lê estudos sobre radiação, constrói abrigos de forma compulsiva e pretende levar toda a família ao Brasil, longe da, ao menos para ele, catástrofe iminente. O contraponto ao personagem é o dr. Harada (Takashi Shimura), dentista e voluntário em um tribunal de pequenas causas nas horas vagas. Pessoa calma e justa, aos poucos se contamina com a loucura de Nakajima.

O roteiro, ainda que bastante redundante em alguns momentos, toca em tema delicado para o mundo atual: a política do terror, institucionalizada por George W. Bush quando presidente dos EUA e presente em cada grande metrópole do planeta. Ao contrário do filme, em que apenas um homem se vê tomado pela paranoia, a realidade contemporânea nos mostra toda a sociedade engessada pelo medo. E, se esse medo outrora surgia da ameaça nuclear, agora nasce da xenofobia, do apartheid social, da intolerância religiosa.

Anatomia do Medo trabalha de forma lenta os complicados relacionamentos dos personagens, reverberando os sentimentos de cada um em sequências pontuadas por intensos silêncios. Como era de se esperar pelo assunto abordado, tudo é pesado, cansado e alquebrado, exatamente como o personagem de Mifune. Um filme menor do mestre Kurosawa.

i_live_in_fear2

i_live_in_fear3

i_live_in_fear4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s